crisca1808@gmail.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Meus amigos d'Além Mar

Passei o dia com quatro portugueses
que visitam o Brasil pela primeira vez.
Conhecemo-nos pela internet, há pouco
mais de um mês, mas com meia hora
de conversa já eramos amigos de infância.
Que gente adorável.
Trouxeram-me tantos presentes que precisei
de ajuda para carregar. Coisas não somente
caras, mas preciosas, delicadas.
Mlionários sim, mas de Boa Vontade.

Agora imaginem vocês o meu vexame
com a acolhida que tiveram em Fortaleza.
Para começar, quando meteram a chave
no apartamento, meus amigos deram de cara
com dois rapazes "namorando" na cama de casal.
Nada contra eles, evidente, mas foi uma bela gafe
pra um Hotel 4 estrelas na Beira-Mar.
Refeitos do constrangimento, e remediada a
situação com mil desculpas e tal,
passamos o dia nos divertindo, com rendas
e badulaques, caminhadas, camarões e muita risada
das piadas de português - e de brasileiro.

Educados, comentaram uma única vez,
o incidente no hotel, como falha admistrativa.

Aí, enfrentaram com elegância os preços exorbitantes
e a falta de qualidade dos serviços, dos produtos, de tudo.
E o descaso das pessoas em geral, a falta de ética.
De honestidade, presteza, higiene, educação.

Meus novos amigos,nem uma palavra desagradável.
Sempre sorridentes, humilhantemente gentis.
E eu que sempre tive tanto "orgulho" de ser brasileira...
fiquei com a cara tremendo. Colonialismo o carái.
Vocês também teriam morrido de vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente